segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Como reduzir o atraso de entrada em LCDs?

Categories:

No momento da compra de um monitor LCD é extremamente importante que se verifique as informações que estão na caixa e manual do equipamento, tais como taxa de contraste, brilho, tempo de resposta e resolução. E mesmo com tudo isso em vista, um fator de destaque é deixado de lado: o atraso de entrada, tempo que um monitor leva para receber o sinal gerado por outros dispositivos, como teclado, mouse e joystick (e se você costuma jogar no PC, sabe exatamente do que estamos falando).
O input lag é mais facilmente percebido por jogadores em games que percebem quando o jogo não responde como o esperado. Jogos que dependem muito desse tempo podem ter seus efeitos alterados. Podemos citar como exemplos, o Rock Band e o Guitar Hero.
Uma coisa é certa: todos as telas LCD oferecem algum grau de input lag. Assim, o que precisamos fazer é encontrar meios que possibilitem diminur o tempo a ponto de que nossa visão não seja capaz de percebê-lo.
Em primeiro lugar, verifique se a sua TV ou monitor tem a configuração de modo de jogo. Basicamente, ele desliga as rotinas de pós-processamento da imagem, haverá alguma diferença, porém você irá perder um pouco da qualidade da imagem exibida.
A seguir, desligue outras opções de processamento de vídeo. Cada fabricante identifica suas características com siglas diferentes, como DRE ou 3DNR.
Se você utiliza a entrada HDMI ou DVI, tente voltar para a VGA. Como o sinal VGA é mais simples, não haverá pós-processamento de imagem como as entradas de alta-definição. Ajustes desse tipo afetam a qualidade final da imagem, mas não que seja tão significativo.
Finalmente, algumas aplicações e jogos têm as suas próprias opções de calibragem de latência (tempo de resposta). Os populares Rock Band e Guitar Hero, por exemplo, incluem funções de calibragem de atraso para auxiliar no ajuste do tempo e minimizar a defasagem. Não existe um padrão para isso e você terá de fazer ajustes e testar o resultado até encontrar a combinação que mais se adapte às suas necessidades.
Ao comprar um monitor ou TV, um dos itens descritos na caixa é o tempo de resposta, medido em milissegundos. Acontece que esta informação corresponde ao tempo necessário para um pixel mudar de cor e não ao input lag. Mesmos assim, um tempo de resposta alto causa o efeito fantasma ou rastro em imagens de ação. O ideal é encontrar monitores e TVs com tempo de resposta de 5 milissegundos ou menor.
Os novos modelos de TV e monitor LCD com painel ips são aparelhos com tempo de resposta de 5 ms ou menos e são os mais indicados atualmente, para quem não quer perder qualidade de imagem em jogos ou em filmes. Esse tipo de painel também permite amplo ângulo de visão (178°), sem que a imagem fique desbotada, um problema comum em modelos antigos.

Compartilhe Este Artigo

Postagens Relacionadas

7 Comentários para Como reduzir o atraso de entrada em LCDs?

Anônimo
21 de dezembro de 2009 13:45

sim sim, realmente essas novas lcds com o painel ips são bem mais avançadas, muito bom ^^

Carlos
21 de dezembro de 2009 15:04

O painel IPS tem um bom tempo de reposta de 240htz pelo que li num artigo.É rapido mesmo

Marcos
21 de dezembro de 2009 15:47

As lcds tem a caracteristica de ter um alto tempo de resposta, que consequentemente causa rastros na imagem. Mas, as com 5 ms para baixo, já ajudam bastante essa diferença da plasma com a lcd.

Felipe
22 de dezembro de 2009 10:45

Essas tvs de paineil ips mesmo tendo um rapido tempo de resposta, e mesmo assim não deixa marcas ou rastros. Impressionante

Beatriz
22 de dezembro de 2009 17:17

Essas tvs com painel ips, tem uma rápida resposta, esse que é o bom, no ips, comparado ao ips.

Bruninho
28 de dezembro de 2009 11:11

Eita não sabia q tinha q verificar td isso ao comprar um monito ou tv rsrs óyimo post em e bom saber tbm q tem tvs com painel q facilitam a vida dos jogadores natos rsrssr.

Rayssa
12 de fevereiro de 2010 15:47

Boa matéria! é bom saber que existe esse tipo de tecnologia, na hora de comprar a minha TV nova vou estar mais esperta.. =)

Postar um comentário