segunda-feira, 29 de junho de 2009

Saiba tudo sobre HDTV

Categories:

Resumo

A HDTV (high-definition television ou televisão de alta definição), é um sistema de transmissão televisiva com uma resolução de tela bem superior à dos formatos tradicionais. No Brasil, sinal HD é transmitido somente pelas grandes emissoras de tv de forma digital, por isso a televisão digital está começando a ser usada como padrão por todo mundo, com grande crescimento no mercado de eletrônicos.
Os padrões das televisões de alta definição atuais são definidos como 1080i (interlaced ou entrelaçado), 1080p (progressive ou não-entrelaçado) ou 720p usando uma proporção de tela de 16:9. Alta definição pode se referir à resolução da tv ou também ao meio ou mídia capaz de transmitir imagens com essa definição.
No formato 1080i as linhas "pares" são atualizadas primeiramente e no momento seguinte as linhas "ímpares", já no formato 1080p todas as linhas são atualizadas ao mesmo tempo, evitando atraso nas imagens rápidas, principalmente em filmes. Portanto 1080i atualiza “somente” 540 linhas por vez, diferente de 1080p, que em função disso, tem melhor qualidade de imagem.
O HDDVD e Blu-ray são novas tecnologias capazes de reproduzir imagens em alta definição, até o grau mais alto de resolução e qualidade(1080p). As grandes emissoras do Brasil também são capazes de transmitir sinal digital de alta definição(HD) por satélite.

Você precisa de

Com todas essas novidades e implantação de novos padrões, o ideal é se adequar, portanto para estar atualizado em relação aos avanços tecnológicos você precisa de uma HDTV, que está se popularizando cada vez mais. Desse jeito poderá assistir filmes em alta definição, jogar vídeo-games de última geração com ótima imagem e até mesmo assistir programas de TV com alta definição. Se quiser ter a mais alta qualidade de imagem, procure uma TV FULL HD(1080p).

Importante

Independente da resolução da TV, existe outro fator que influi bastante na qualidade da imagem de TVs com tecnologia LCD, a qualidade do painel. Se você comprar uma FULL HD com um painel ruim, por exemplo, poderá se arrepender futuramente, isso porque a imagem pode ficar péssima dependendo do ângulo de visão(acinzentada ou azulada), fora os reflexos que irão te tirar do sério.
Os únicos modelos de LCD que evitam esse tipo de problema, são os que tem painel IPS. Diferente do comum, os modelos com painel IPS organizam os cristais da tela horizontalmente, possibilitando uma imagem perfeita num ângulo de visão de 178°, além de evitar aquele clarão chato quando a tela é tocada, porque os cristais se reorganizam com mais facilidade na horizontal. Outras vantagens do painel IPS é que evitam reflexos (tela anti-reflexo) e rastros na imagem, porque tem tempo de resposta de 4 milésimos de segundo para imagens em movimento, não há atraso na formação das imagens. Os modelos IPS são maiores que o normal também (42 e 47 polegadas).

Compartilhe Este Artigo

Postagens Relacionadas

1 Comentários para Saiba tudo sobre HDTV

Silvio
15 de dezembro de 2009 às 14:34

Valeu a dica, principalmente a parte das tvs de 42 e 47 que transmitem uma imagem maior.

Postar um comentário