quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Apple simplifica regras para criar programas para iPhone

Categories: ,


Nesta quinta-feira, a Apple comunicou que alterou as regras para o desenvolvimento de aplicativos para iPhones, iPod Touch e iPad. Segundo o novo regulamento, os desenvolvedores poderão criar aplicativos em outras ferramentas de software, mesmo que não sejam da própria Apple, e depois exportem para a plataforma iOS. Isso inclui a linguagem Flash, da Adobe.

Há cinco meses atrás, dias antes de a Adobe anunciar a versão CS5 do Flash que permite exportar aplicativos para a plataforma iOS, a Apple anunciou que só aprovaria aplicativos desenvolvidos em algumas linguagens de programação, como C++, Javascript e outras. O Flash não estava entre elas.

Por conta disso, a Adobe anunciou ainda em abril, que não investiria mais para desenvolver o Flash para o iPhone, devido às regras divulgadas pela Apple. Na ocasião, Steve Jobs, CEO da Apple, afirmou que não permite que seus dispositivos rodem Flash, pois a tecnologia consome muitos recursos de processamento e, em alguns casos, chega a travar o aparelho.



Segundo o jornal The New York Times, ainda não está claro porque a Apple decidiu mudar as diretrizes de desenvolvimento de aplicativos novamente. “Isso deve conceder a flexibilidade que os desenvolvedores querem ao mesmo tempo em que conservamos a segurança que precisamos”, afirma a Apple em comunicado.

Além de afetar os desenvolvedores de Flash, as mudanças também afetam os aplicativos criados nas linguagens Java, da Sun Microsystems e Silverlight/Mono, da Microsoft.

Também por meio do comunicado, pela primeira vez a Apple divulgou os critérios que utiliza para avaliar os aplicativos antes de eles serem aceitos pela App Store. “O guia das regras de avaliação da App Store ajudarão os desenvolvedores a entender como avaliamos os aplicativos submetidos.”

Via IG

Compartilhe Este Artigo

Postagens Relacionadas

Sem Comentários em "Apple simplifica regras para criar programas para iPhone"

Postar um comentário