A partir da segunda guerra mundial os computadores eletromecânicos como o “ASCC” - Automatic Sequence Controlled Calculator - desenvolvido pela IBM, EUA, já não eram tão rápidos para resolver os complicados cálculos balísticos exigidos pelos armamentos usados no novo tipo de guerra aérea, que era a principal arma da época. Por isso que o governo americano em 1943 assinou um contrato com a universidade da Pensilvânia para desenvolver o projeto do “ENIAC”, ou - Electronic Numerical Integrator and Computer - o qual entrou em operação três anos mais tarde iniciando a era da computação digital. Este computador empregava 18.000 válvulas montadas em bastidores pesando no total cerca de 30 toneladas, que ocupava uma sala com 250 m², tendo um consumo elétrico médio de 150 kW.
A sua operação era com uma freqüência de relógio de 100 kHz, que podia executar operações de adição e multiplicação em cerca de 0,2 ms e 2,8 ms respectivamente. lugar de notação binária o sistema “ENIAC” usava notação decimal, podendo operar até cerca de 10 dígitos através de contadores em década que funcionavam como acumuladores para o armazenamento de números no aparelho. o sistema “ENIAC” usava notação decimal, podendo operar até cerca de 10 dígitos através de contadores em década que funcionavam como acumuladores para o armazenamento de números no aparelho, que foi usadopela primeira vez na resolução de problemas para famoso "Projeto Manhattan", responsável pela fabricação da primeira bomba atômica em 1945.
A mesma entidade que havia construído o sistema "ENIAC", "The University of Pennsilvania’s Moore School of Electrical Egineering", iniciou os estudos para um novo tipo de computador, o sistema "EDVAC", ou "Electronic Discrete Variable Computer“ em 1946. Este sistema usava de uma nova técnica de armazenamento de dados advinda das pesquisas com o "Radar" devido à guerra, conhecida como "linha de retardo do mercúrio". Na realidade, os pesquisadores verificaram que se um sinal propagado ou retardado através do mercúrio fosse amplificado e recirculado, a informação poderia ser mantida na linha indefinidamente, bem como acessada cada vez que fosse necessário.
Paralelamente na Europa, estavam também sendo feitas pesquisas sobre uma calculadora digital pois em 1943, pressionados pelo esforço de guerra, os ingleses desenvolvem um computador especializado em análises criptográficas, denominado de "Colossus", um sistema composto com cerca de 1.500 válvulas termiônicas que foi a origem da engenharia de computação britânica. No final da década de 1940 surge o amplificador valvulado operacional em corrente contínua comercial, um sistema eletrônico que devido ao seu alto ganho com baixo desvio prenunciava a era do computador analógico de concepção totalmente eletrônico.
A pratir de então os computadores passaram a evoluir cada vez mais. E quem diria que tuda essa evolução da primeira geração do primeiros computadores chegaria a imagens tão perfeitas como a tecnologia IPS e configuações de Gigas até Terabytes !
Computador desenvolvido nos laboratórios General Electric, EUA em 1950, conhecido como OMIBAC, ou "Ordinal Memory
Inspecting Binary Automatic Calculator" Radio Electronics.
Sem Comentários em "Computadores da 1° geração"
Postar um comentário